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Administração da Produção

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Perguntas e respostas sobre Administração da Produção

1. O que é produzir?
É transformar uma coisa em outra de maior valor. Transformar algo, através de processos específicos, agregando valor.

2. E o que seria “administrar a produção”?
Gerir estrategicamente os recursos produtivos escassos, coordenando os processos de forma a atender da melhor forma possível as necessidades e desejos dos consumidores, gerando os melhores resultados para a organização.

3. Duas dimensões, cujo conhecimento é fundamental para a administração da produção, são VOLUME e VARIEDADE. Explique cada uma delas.
Volume: é a quantidade a ser produzida. Quando os volumes são altos há maior preocupação com a eficiência, pois as margens são baixas e o ganho vem através da produção em grande escala.
Variedade: é quantidade de itens diferentes a serem produzidos. Organizações com o foco na variedade produzem produtos de alto valor agregado, portanto, bastante customizados.

4. Liste e explique os papéis que a produção deve assumir dentro da organização.
Implementadora: é a produção colocando em prática a estratégia organizacional.
Apoiadora:é a produção oferencendo as condições para que a estratégia seja implementada da melhor forma possível.
Impulsionadora: é a produção oferecendo mais do que se esperava dela, buscando vantagem competitiva.

5. Liste e explique os objetivos de desempenho. Para que eles servem?
Qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo. Tem o objetivo de mostrar ao mercado no que a empresa quer se diferenciar dos concorrentes.

6. Ainda falando de “gestão da produção”, não podemos esquecer que é necessária uma ligação com a estratégica da empresa, portanto, devemos entender o que é uma estratégia. Explique o que ela é.
A empresa define um conjunto de ações para chegar a um determinado objetivo. Esse conjunto passa a ser orientador de todas as decisões que são tomadas na organização.

7. As estratégias de produção podem ser classificadas em quatro perspectivas: top-dowm, bottom-up, requisitos de mercado e recursos da operação. Explique cada uma delas.
Top-dowm: Quando a estratégia de produção sofre influências de cima para baixo e estas intereferem nessa estratégia de produção. Podem ser coisas como a Estratégia Corporativa ou decisões de diretoria, por exemplo.
Bottom-up: É a experiência diária ou a competência operacional que direcionam estratégias de produção (o quê sei fazer bem?).
Requisitos de mercado: Demandas do mercado levam a ajustes na estratégia da operação. Podem ser necessidades dos clientes, ações dos fornecedores ou influências do momento que produto vive (ciclo de vida).
Recursos da operação: Características internas dos recursos produtivos impõem limitações ou oferecem melhores condições para a operação (ex.: incapacidade de investimentos ou possibilidade de melhorias em função de máquinas novas).

8. O que é um projeto?
É a atividade de definir todos os aspectos físicos ou conceituais necessários ao processo produtivo. Tem como objetivo maximizar a capacidade da organização, através de seus produtos, satisfazer as necessidades dos clientes.

9. Qual o impacto da criatividade como ferramenta de projeto?
Interfere diretamente na capacidade de inovação da organização. Nos dias de hoje a inovação é uma dos principais aspectos de diferenciação de um organização.

10. Explique os critérios utilizados para de projeto (viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade).
Viabilidade: É o fato de a empresa ter o valor necessário, ou ter como conseguir, para o investimento necessário para transformar o projeto em produto no mercado.
Aceitabilidade: O lançamento do produto vale a pena? Será que a margem de resultado atende as expectativas dos acionistas?
Vulnerabilidade: Qual o tamanho do erro que a empresa suporta? Se o projeto der errado a empresa tem como sobreviver?

11. Os processos também são projetados. Neste contexto temos cinco processos de manufatura: projeto, jobbing, lotes, em massa e contínuo. Explique cada um deles.
Projeto: Destinado a produtos de alta variedade, baixo volume (muitas vezes produto único), customizados, em com os recursos produtivos dedicados.
Jobbing: Bastante similar ao projeto, contudo com uma quantidade diferente de um. Os recursos produtivos são compartilhados entre os diferentes produtos.
Lotes: Bastante flexível este processo atende produtos em larga faixa de variedade ou volume. É bastante usado em produtos que compõe um portfólio de produtos e podem retornar diversas vezes para a produção. Não se produz toda a previsão de uma vez. Essa previsão é divida em partes e cada parte denominada Lote.
Em massa: Utilizado para produtos produzidos em grandes volumes e com uma baixa variedade. Tal processo denota o uso de processos padronizados. As atividades são repetitivas e previsíveis. O produto permite interrupção do processo produtivo.
Contínuo: Também focado em produtos de produção em larga escala, contudo caracterizado pelo fato de uma parada do processo ser onerosa ou tecnicamente inadequada.

12. Assim como na manufatura (produção de bens), os serviços têm seus processos a serem projetados: serviços profissionais, lojas de serviço e serviços de massa. Explique cada um deles.
Serviços profissionais: Serviços com elevado nível de customização em envolvimento do cliente. Há um elevado contato entre cliente e prestador de serviço, este último dedicado a atividade.
Loja de serviços: É um processo intermediário entre serviços profissionais e de massa, assimilando características dos dois processos. Há etapas padronizadas, mas na maior parte do tempo há uma interação entre cliente e prestador de serviços, de tal forma que este último possa oferecer subsídios à decisão de compra por parte do cliente.
Serviços de massa: Essencialmente voltado à oferta de serviços em larga escala, onde o cliente decide de forma independente, sem envolvimento do prestador de serviços. Este, em sua linha de frente, se limita a operacionalizar condições para o cliente, seguindo normas estabelecidas pela equipe de retaguarda.

13. Havia uma motivação bastante específica para as políticas sócio-técnicas. Que intenção era essa?
As políticas sócio-tecnicas foram respostas das organizações as solicitações crescentes de demanda. Portanto, a idéia central era resolver os problemas que impediam ou atrapalhavam o aumento de produção necessário as estas demandas.

14. A administração científica foi uma evolução natural da divisão do trabalho. Qual foi a proposta de Taylor com essa teoria? Explique os dois campos do estudo do trabalho.
Taylor acreditava que se poderiam extrair melhores resultados do trabalho se ele fosse projeto em seus mínimos detalhes. Para isso ele sugeriu que deveria ser estuda a melhor forma de se fazer uma atividade (estudo do método) e posteriormente dever-se-ia medir o tempo necessário para o desenvolvimento dessa atividade (medição do trabalho). O resultado dessa medição deveria ser usado para aferição da prática do método.

15. Explique o processo de melhoria de método.
A melhoria do método segue uma sequência lógica de raciocínio:
1) Escolher o método que precisa ser melhorado;
2) Descrever este método em todos os seus detalhes, usando a técnica do fluxograma;
3) Analisar criticamente esse método, identificando todas as suas falhas;
4) Propor um método melhorado, com soluções para todas as falhas identificadas;
5) Implantar o novo método, assegurando condições e treinamento adequados; e
6) Fazer o acompanhamento do método para garantir a sua aplicação.

16. Explique a definição de trabalhador qualificado.
É o trabalhador que apresenta os atributos (escolaridade, aptidão física, habilidades, etc.) necessários para o desempenho do trabalho dentro das expectativas de segurança, qualidade e quantidade da empresa

17. Explique a definição de tempo-padrão.
É o tempo básico necessário à execução das atividades, acrescido de tolerâncias em função das condições em que se realiza o trabalho (calor, cansaço, etc.)

18. Explique a definição de desempenho-padrão.
É o resultado que se espera que o trabalho apresente em determinada unidade de tempo, sem esforço excessivo e motivado.

19. O que poderia ser usado para motivar um trabalhador?
Há infinitas possibilidades para se obter a motivação do trabalhador, mas as mais importantes são:
• Dar um trabalho significativo para as pessoas, de tal forma que possam identificar a sua contribuição ao todo;
• Essas atividades devem valer à pena, ou seja, devem ser significativas; e
• Dar retorno sobre os resultados obtidos.

20. Qual a diferença entre autonomia e empowerment?
Quando se fala em autonomia significa dar às pessoas a possibilidade de mudarem a forma como executam o trabalho. Já quando se fala em empowerment, além da forma de fazer, o trabalhador pode definir o que fazer.

21. Quais as vantagens do trabalho em equipe?
Obtêm-se resultados de melhor qualidade, oriundos, principalmente do esforço sinérgico. Ou seja, do esforço de todos com um objetivo único.





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